quarta-feira, 23 de abril de 2008

30 de Abril - Dia Nacional da Mulher

No início do século XX, uma brasileira que esteve a estudar na Europa, Jerônima Mesquita, ao retornar ao Brasil, trouxe consigo a coragem de enfrentar as situações contrárias às mulheres. Uniu-se a um grupo de senhoras combativas e tornou-se feminista, assistencialista e sufragista. Lutou por inúmeras causas. Era mineira de Leopoldina, nascida em 30 de abril de 1880. Faleceu na cidade do Rio de Janeiro, onde morava, em 1972. Em homenagem à sua data natalícia,um grupo de feministas trabalhou para que se tornasse o Dia Nacional da Mulher. Isso ocorreu pela lei nº 6.791/80, sancionada pelo Presidente João Figueiredo.
.
Esta é mais uma oportunidade para refletir sobre os graves problemas enfrentados pelas mulheres brasileiras.
Veja matéria sobre este assunto no WMulher

Prisão e Chicotadas

Segundo informou o jornal Etemad, o Tribunal Revolucionário de Teerã condenou a feminista Nahid Jafari a uma pena de seis meses de prisão e 10 chicotadas.

Ela foi presa em março de 2007 junto com outras 32 feministas por terem participado de um congresso de mulheres em Teerã. Além dela, mais duas mulheres foram condenadas pelo tribunal, a jornalista Nasrin Afzali e Marzieh Mortazi Langueroudi.

As feministas iranianas reivindicam igualdade de direitos no casamento, divórcio, herança e custódia dos filhos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...