quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Campanha de Prevenção à AIDS 2011

O SEAAC de Americana já começou a distribuir nas empresas da região o kit de prevenção à AIDS, como faz desde 2008, por determinação de resolução do Encontro de Trabalhadores das Categorias EAA.

O slogan da campanha é “PREVENIR E NÃO DISCRIMINAR É RESPEITAR A VIDA”.  Este ano, entre 24/10 e 01/12 estaremos entregando para os trabalhadores nas empresas de cada região, kit contendo uma cartilha, uma camisinha e uma sacola para utilizar como lixinho de carro.

A idéia é induzir uma reflexão sobre os direitos sexuais e reprodutivos, que são direitos humanos já reconhecidos em leis nacionais e documentos internacionais; e também informar sobre formas de contágio e prevenção, além, é claro, de informar sobre os direitos trabalhistas relacionados à saúde do trabalhador nos casos de doenças sexualmente transmissíveis.

Um dos direitos trabalhistas conquistados neste âmbito diz respeito à privacidade do trabalhador, pois “nenhuma empresa pode exigir o teste de HIV como condição de admissão”, entre outros direitos que estão na cartilha que está sendo entregue aos trabalhadores e trabalhadoras.

Os SEAACs do Estado de São Paulo participam desta campanha porque acreditam que trocar informações faz as pessoas alterarem hábitos e incorporarem direitos que são coletivos, fortalecendo assim o relacionamento com o Sindicato.   

Trabalhadores devem continuar conquistando ganhos reais em 2012

2012 continuará sendo um período de ganhos salariais para os trabalhadores, desta vez motivados em parte pela queda da inflação, afirmou ao Blog do Trabalho, o diretor-técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - DIEESE, Clemente Ganz Lucio.

“Se ela (a inflação) cair no ano que vem, haverá margem para novas reposições e também para ganhos reais de salário”, previu o diretor-técnico do DIEESE. Ele adverte, contudo, para o cenário macroeconômico como condicionante desse futuro. “Se o Brasil contornar os efeitos da crise isso será plausível pois continuaremos crescendo talvez 3% ou até 4%”, afirmou. Esse crescimento mais inflação baixa formam um cenário confortável para o trabalhador, na visão dele.

O movimento sindical estará atento para agir dentro deste cenário que se mostra positivo ao trabalhador.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...