quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Na pista dos bilhões do BNDES

Ag Pública - Bruno Fonseca e Jessica Mota
A rotina se repetiu durante oito semanas: abarrotamos a pasta de downloads com planilhas e relatórios anuais, enviamos uma dezena de pedidos de acesso à informação e entrevistas, e consultamos uma série de organizações nacionais e estrangeiras. 

Queríamos algo bem simples: listar todos os investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em projetos de infraestrutura na região amazônica. Ou seja, apenas uma fração do desembolso total, mas uma parte importante para entendermos a estratégia e os impactos reais deste banco público cujo objetivo é fomentar o desenvolvimento. 

Chegamos à triste conclusão: o BNDES é tão pouco transparente que é impossível que um cidadão saiba o que acontece com os bilhões e bilhões de reais que impulsionam a infraestrutura brasileira e a expansão de empresas nacionais no exterior.

Leia a íntegra na Ag. Pública

Educação define calendário para o ano letivo 2014

O ano letivo de 2014 para a Rede Municipal de Educação vai começar no dia 10 de fevereiro para aproximadamente 14 mil estudantes de Americana. A data vale tanto para o calendário da Educação Infantil como para o do Ensino Fundamental, reunindo ao todo 57 unidades escolares. Os professores retornarão um pouco antes, no dia 5 de fevereiro, para realizar o planejamento de aulas. Serão 200 dias letivos, com o último deles programado para o dia 15 de dezembro. Apesar de se tratar de ano de Copa do Mundo, os jogos da competição terão poucos reflexos na rotina escolar. 

Em relação aos jogos do Mundial de futebol, na data marcada para a abertura, ou seja, dia 12 de junho, não haverá aulas. Nos dias 17 e 23, datas nas quais a Seleção Brasileira volta a campo para os dois outros jogos da primeira fase, os alunos serão dispensados antes do horário normal do término das aulas para que possam acompanhar as partidas em suas casas. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...