terça-feira, 1 de abril de 2014

Mulheres da Força fazem seminário de planejamento

Fonte/Foto: Força Sindical
A Força Sindical Nacional vai sediar nesta terça-feira (01) e quarta-feira (02) um Seminário de Planejamento das mulheres da Central. 

A abertura do evento que tem a presença das secretárias estaduais de 24 dos 27 estados da Federação, incluindo o Distrito Federal contou com a presença do 1º secretário, Sérgio Luiz Leite (Serginho) e a 2ª secretária da Central, Valclécia Trindade.

Segundo Maria Auxiliadora, secretária Nacional de Políticas para as Mulheres da Força Sindical, o principal objetivo do encontro e retirar propostas de ações para todos os estados. “O Brasil está muito bem representado neste encontro e desta forma poderemos identificar as necessidades de cada estado”.

Helena participa do encerramento do Março Mulher da Força Sindical


Fonte/Foto: FEAAC
Dirigentes da FEAAC e dos SEAACs se reuniram com diversas dirigentes de outros sindicatos e trabalhadoras ligadas ao movimento sindical para celebrar o encerramento do Março Mulher. No evento, as dirigentes discutiram temas que estampam as bandeiras de lutas das mulheres trabalhadoras como a igualdade salarial, o empoderamento político da mulher e o respeito e cumprimento das leis de combate à violência. 

A solenidade ocorreu dia 31, no Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, e foi organizada pela Secretaria Nacional da Mulher da Força Sindical Nacional e Secretaria da Mulher da Força Sindical São Paulo. Centenas de dirigentes sindicais compareceram ao evento, dentre elas, secretárias da Mulher da Força Sindical de 24 dos 27 estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal. O presidente do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, Celso Luis de Sousa, fez as honras da casa como anfitrião, abrindo a solenidade de encerramento e agradecendo a presença de todas as participantes. Além disso, Sousa destacou a importância da força feminina dentro do movimento sindical.

A secretária da Mulher da Força Sindical São Paulo, dirigente da FEAAC e presidenta do SEAAC Americana, Helena Ribeiro da Silva, fez uma pequena retrospectiva dos diversos eventos voltados às mulheres trabalhadoras realizados no mês de março pelos sindicatos filiados à Força Sindical. “Desde o dia 1º de março estamos nesta caminhada, discutindo diversas pautas de interesse de nossas trabalhadoras como a igualdade salarial, o empoderamento das mulheres e a criação de creches”, pontuou Helena. “Estes debates são de extrema importância para que possamos lutar por melhores condições de trabalho porque, embora sejamos maioria no mercado de trabalho, ainda não nos foi transferido os benefícios desta conquista. Sempre digo: nunca deixe que nossas diferenças nós tornem desiguais”, finalizou.

O lado desconhecido do Congresso

Agência de Reportagem e Jornalismo Investigativo Pública
Para entrar em qualquer ministério no Brasil, é preciso ter hora marcada com algum servidor. A recepção do Tribunal de Contas da União, órgão auxiliar do Legislativo, funciona do mesmo jeito. Na Câmara dos Deputados e no Senado, a dinâmica é outra. Qualquer visitante faz um rápido cadastro e tem o acesso liberado, sem precisar marcar hora. São “Casas do povo”, onde 513 deputados federais e 81 senadores reúnem-se em comissões permanentes, criam Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), conversam sobre quais projetos do governo vão apoiar ou atacar e propõem e votam projetos de lei e propostas de emenda constitucional, entre outras atividades. 

Como costumam disputar a reeleição ou outros cargos públicos, os 594 representantes procuram aparecer como idealizadores e realizadores de tudo que se passa no Congresso Nacional. Mas eles, é claro, não trabalham sozinhos. Há 6.163 funcionários no Senado, sem contar terceirizados, e 18.839 na Câmara dos Deputados – concursados ou não – que aconselham, guiam, informam e assessoram os parlamentares. O trabalho dessas pessoas é ainda muito pouco conhecido, quase invisível para quem não acompanha de perto a rotina do Legislativo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...