quinta-feira, 19 de março de 2015

Ações de conscientização em comemoração ao Dia Mundial da Água


Fonte: Portal Prefeitura Americana
A prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, vai promover diversas ações de conscientização em comemoração ao Dia Mundial da Água. O município também confirmou sua adesão no evento "A Hora do Planeta", movimento mundial contra o aquecimento global, informou o secretário de Meio Ambiente, Adriano Neves Camargo. 

Para o uso consciente da água, serão instalados redutores de pressão/vazão nos sanitários públicos de diversas praças e afixação de cartazes educativos. Os equipamentos serão instalados no dia 20 (sexta-feira), das 8 às 18 horas.

Nesta quarta-feira (18/3), foram instalados redutores na Praça Comendador Müller, no Centro. Até sexta-feira, o trabalho será realizado nas Praças Oscar Inácio de Souza, Praça da Fraternidade, Praça Vinicius de Moraes e Praça Tiradentes.

No dia 23, das 10h30 às 14h30, haverá exposição de projetos ambientais em parceria com o UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo), no Parque Ecológico. Também está programada uma ação educativa de conscientização do uso racional da água, através de abordagem e distribuição de material educativo e redutores de pressão/vazão doados pelo Consórcio das Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí - PCJ.

Americana confirmou a adesão ao movimento mundial "A Hora do Planeta", que será realizado no dia 28 de março. Neste dia, durante uma hora, das 20h30 às 21h30, cada município participante irá desligar a iluminação de um monumento. Em Americana, será a Praça Tiradentes (Praça do Avião), localizada na avenida Bandeirantes, s/nº, no Centro.

Igualdade de Gênero

Fonte: CNTC
No Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a CNTC lançou a campanha Igualdade de Gênero é Dever de Casa, que versa sobre o papel da educação dos filhos no combate às desigualdades entre os gêneros para evitar os conhecidos problemas que se manifestam depois, ao longo da vida, como a discriminação da mulher no mercado de trabalho e a violência contra a mulher.

A mudança necessária é de ordem cultural e deve remexer crenças e valores forjados pela cultura machista, patriarcal, sexista que viraram senso comum, fortalecendo na sociedade mitos ideológicos socialmente construídos e reforçados por mecanismos de repressão instalados na sociedade para acomodar as regras impostas de diferenciação de gênero. Assim, repetimos ao longo da vida o que aprendemos; o que fomos condicionados a acreditar.

O que é machismo?
Foi através da força, das leis de impedimento, da falsa moral e da coerção que, historicamente, o machismo se estruturou como ideologia do sistema patriarcal, que delegou aos homens o poder econômico e o controle social. Para legitimar esse modelo, se fundamentou teorias baseadas em falsas explicações religiosas e diferenças biológicas que acabaram por classificar os homens como seres superiores às mulheres. É uma falsificação da realidade que adentrou os códigos educacionais e todos os campos da sociedade, legitimando o poder dos patriarcas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...