sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Medicamentos vencidos em casa? Jogar no lixo é uma péssima solução

Fonte: Guia da Farmácia c/informações UOL
Os medicamentos são produtos químicos capazes de contaminar solos, água e colocar em risco a vida de pessoas que manuseiam resíduos nos aterros sanitários. A maneira correta de descartar estes produtos é incinerá-los. Mas, provavelmente o consumidor não conseguirá fazer isso na sua casa. A boa notícia é que tanto o poder público como algumas redes de farmácias oferecem este serviço, enquanto o descarte não é regulamentado pelo governo.

Estudos já mostraram que pílulas anticoncepcionais ao serem descartadas pelo esgoto chegam aos rios de água doce e podem dar traços femininos a peixes machos. Uma pesquisa realizada por especialistas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 2013 mostrou que peixes machos perderam a capacidade de fecundar óvulos e, em casos mais graves, até desenvolveram ovas, característica do gênero feminino da espécie, por causa das substâncias contidas nesses medicamentos.

Segundo a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), um total de 704 farmácias, em 120 municípios de 12 estados da federação, oferece o serviço do descarte correto de medicamentos. Dentre elas estão os estabelecimentos da rede Droga Raia, Drogaria São Paulo, Drogaria Carrefour, e as farmácias do Hipermercado Extra.

Rosa do Bem: agendamento de mamografias


A Campanha Rosa do Bem disponibilizará 300 mamografias para mulheres acima de 40 anos, moradoras de Americana. Nos dias 17 e 18, das 9 às 12 horas; e 19 e 20, das 9 às 17 horas, equipes estarão atendendo na Praça Comendador Müller e agendando o exame em três clínicas parceiras: Artmed, Clínica Rossetti e Radiologia Sidnei de Souza Almeida. As interessadas devem levar o cartão do SUS e um comprovante de endereço.

"É muito importante que as mulheres acima de 40 anos se conscientizem e passem a fazer os exames de prevenção. É esse o objetivo da campanha. Levar informação às mulheres e mostrar a importância de se cuidarem, principalmente devido ao alto índice de cura se a doença for diagnosticada precocemente", disse a secretária de Saúde, doutora Mirella Povinelli. 

Ressalte-se que Americana não possui demanda reprimida de mamografia. Os encaminhamentos médicos são atendidos em no máximo 15 dias. Mas a disponibilização das 300 mamografias, sem encaminhamento médico, "serve para atender uma parcela das mulheres que se descuidam de si, que não tem tempo para procurar atendimento médico", afirmou a coordenadora do Rosa do Bem, Maria Fernanda Grecco Meneghel.

No dia 25 de outubro, será realizada uma caminhada, a partir das 9 horas, que terá início no Centro de Cultura e Lazer (CCL). No dia 08, teve início a troca de um quilo de alimento não perecível (menos sal e açúcar) pelo vale-camiseta da campanha. As trocas podem ser feitas no Fundo Social (Rua Sete de Setembro, nº 1041), FAM - Faculdade de Americana (Rua Joaquim Boer - Jardim Lucilene), Secretaria de Saúde (Avenida Bandeirantes, 2.390) e Tutti Quanti (Rua Florindo Cibin, 529). As camisetas serão disponibilizadas no dia da caminhada com apresentação do vale.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...