sexta-feira, 30 de outubro de 2015

CNTC participa do 4º Encontro com Mulheres Sindicalistas promovido pela SPM

A representante da Coordenadoria da Mulher da CNTC, Silvana Maria da Silva, representou a Entidade no dia 27 de outubro no  4º Encontro com Mulheres Sindicalistas Diálogos sobre o Mundo do Trabalho: Desafios para a Autonomia Econômica das Mulheres, promovido pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres/Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, em Brasília.

Cerca de 60 sindicalistas, representantes de todas as diversas centrais sindicais, participaram do encontro. Nesta edição, foram abordadas as razões para as diferenças salariais entre mulheres e homens e debatidas estratégias para o enfrentamento dessas desigualdades. A abertura do encontro foi feita pela Secretária de Políticas do Trabalho e Autonomia Econômica das Mulheres, Tatau Godinho.

A economista e pesquisadora da Unicamp Marilane Teixeira expôs o tema e disse que as razões da desigualdade salarial entre mulheres e homens é muito antiga, “ essa diferença é maior ainda quando se observa a questão racial. O salário da mulher negra corresponde de 30% a 40% do de um homem branco”, informou.

Marilane Teixeira apresentou dados que demonstram a desigualdade salarial entre mulheres e homens. A segregação ocorre quando as mulheres entram no mercado de trabalho formal, pois os espaços ocupados tradicionalmente por homens ainda são as profissões de melhor remuneração.

O próximo diálogo está previsto para acontecer no primeiro trimestre de 2016.

Homenagem aos Comerciários brasileiros!


O Outubro Rosa está chegando ao final, a Prevenção pode ser feita durante todo o ano!


Abaixo o mau humor!

Nada, absolutamente nada, justifica o mau humor no trabalho, na família, nas relações sociais. Ele só serve para afastar as pessoas. Chefes mal humorados distanciam-se de seus subordinados que com eles não querem falar, não querem comentar nada, evitam falar das coisas sérias do trabalho. Subordinados mal humorados são horríveis. Os chefes acabam evitando essas pessoas e a cada dia que passa elas ficam mais distantes de uma promoção, criando um círculo vicioso - mau humor = fracasso = mau humor pelo fracasso. 

As pessoas que têm uma tendência para o mau humor devem fazer um esforço adicional para vencê-lo. Pessoas mal humoradas tratam mal outras pessoas e isso deve ser evitado a qualquer custo. Pessoas mal humoradas são, via de regra, igualmente "reclamonas", sentem-se injustiçadas e tem um sentimento de auto-piedade que não pode ter lugar nos dias de hoje em que precisamos ter relações sociais positivas, proativas. 

Gostaria que você fizesse uma auto-análise e visse se você, seja chefe ou subordinado, não está "viciado" em ser mal humorado. Há pessoas que pensam que ser mal humorado seja sinônimo de "seriedade". Nada mais falso. Lembre-se que o bom humor é um dos mais visíveis sinônimos de inteligência.

Pense nisso. Sucesso!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...