terça-feira, 12 de julho de 2016

Americana encerra curso sobre benefícios previdenciários


Com todas as vagas preenchidas por trabalhadores de escritórios de contabilidade e empresas, o SEAAC de Americana e Região realizou nesta terça-feira (12/7) o curso “Benefícios Previdenciários na Prática”. O professor Gilson Gonçalves, especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário falou sobre todos os benefícios pagos pelo INSS aos seus segurados, abordando condições de pagamento, valores, limites, carência e implicação nos contratos de trabalho.

“Considero muito bom o aproveitamento dos alunos. Haviam muitas dúvidas, porque a previdência muda muito. Só neste ano, para dar um exemplo, houveram mudanças na pensão por morte, auxílio doença e auxílio doença acidentário. Então, este dinamismo exige constante aperfeiçoamento dos profissionais da área. O SEAAC, na minha opinião, ao promover cursos como este oferece uma pós-graduação aos seus associados”, comentou Gilson.

Josiane Simplício, funcionária de escritório de contabilidade de Santa Bárbara d’ Oeste elogiou o curso. “É o primeiro que participo e estou achando maravilhoso. Estou tirando dúvidas e adquirindo conhecimentos que serão importantes no meu dia a dia. Os próprios clientes tem dificuldades de entender questões previdenciárias. Com a dinâmica que o curso oferece, vamos poder interagir melhor”.

A presidenta do SEAAC, Helena Ribeiro da Silva, acompanhou todo o curso e mostrou-se satisfeita com o número de participantes e o interesse demonstrado nas questões abordadas pelo professor. “Disponibilizamos o curso sabendo da importância dele para os trabalhadores e ficamos felizes em observar que ao final do evento os participantes saem daqui mais preparados para sua rotina”.

Governo restringe acesso ao pagamento do abono salarial

Após dificultar o acesso ao seguro-desemprego, o Governo Federal está restringindo também o pagamento do abono salarial do PIS/PASEP do calendário do ano-base 2015. O benefício, de um salário mínimo, será pago a partir do próximo dia 28, dependendo do tempo de serviço, de forma proporcional.

O calendário foi definido na última quarta-feira durante a reunião do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), na sede do Ministério do Trabalho, em Brasília (DF).

A estimativa é que 22,3 milhões de trabalhadores tenham direito ao benefício, que começa a ser pago a partir de 28 de julho, seguindo as novas regras definidas pela Medida Provisória 665.

A estimativa é que serão destinados R$ 14,8 bilhões para pagamento do Abono Salarial no calendário 2016/2017. Quem nasceu de julho a dezembro, recebe o benefício neste ano (2016) e os nascidos entre janeiro a junho, no primeiro trimestre de 2017 (tabela ao lado). Em qualquer situação, o recurso ficará à disposição do trabalhador até 30 de junho de 2017, prazo final para o ­recebimento.

Novas regras. Neste exercício, entram em vigor as novas regras do Abono Salarial. Aprovadas pelo Congresso Nacional (Medida Provisória 665), elas associam o valor do benefício ao número de meses trabalhados no exercício anterior. Nesta situação, quem trabalhou um mês no ano-base 2015 receberá 1/12 do salário mínimo, e não 100% como determina a regra vigente.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...