quarta-feira, 15 de março de 2017

SEAAC participa de protesto em Limeira: Reforma da Previdência? Não, dizem os sindicatos!


Uma frente sindical reunindo entidades de Limeira realizou hoje (15) pela manhã  protesto contra a Reforma da Previdência,  na Praça Toledo de Barros. Logo cedo os sindicatos começaram a tomar conta do local, estendendo faixas e conclamando a população a participar da manifestação. Por volta das 10 horas, uma passeata reunindo professores e funcionários públicos percorreu as principais ruas da área central e se uniu aos manifestantes que estavam na Praça. Diversos sindicalistas fizeram uso da palavra, criticando as mudanças propostas pelo Governo Federal.  

O SEAAC de Americana e Região, através da subsede de Limeira, participou da organização e esteve desde cedo na concentração, na passeata e conscientizando populares com a entrega de cartilhas que esclarecem os malefícios que a reforma trará aos trabalhadores. A presidenta Helena Ribeiro da Silva elogiou o evento, que possibilitou aos sindicalistas mostrarem à população que a causa não tem bandeira partidária. “Todos estão unidos para combater o que chamo de desmonte da Previdência. Não podemos falar que trata-se de uma reforma. Reforma é para melhorar. Isto que está sendo proposto é tornar os trabalhadores de hoje e do futuro miseráveis, sem direitos. Ninguém consegue contribuir 49 anos. Quando chegar a hora de aposentar ou já morreu ou estará quase morto”, protestou.

Para Helena, elogiada pelos participantes pela sua atuação firme em defesa dos direitos dos trabalhadores, “a Reforma da Previdência não pode ser aprovada. Ela acaba com os pequenos benefícios conseguidos com muita luta no passado. Vejam o caso das mulheres, que tem jornada dupla ou tripla, pois além de trabalharem fora ainda cuidam da casa, dos filhos e dos idosos da família. A própria previdência, no passado, reconheceu esta situação, este fato. Hoje, alguém acha que isto é vantagem indevida é quer tirar. Não podemos aceitar”.

Manifestações populares
No meio de sindicalistas e trabalhadores espaço para as manifestações populares impulsionadas pela cidadania. Como de uma senhora solitária, usando nariz de palhaço, que confeccionou um cartaz simbolizando a Bandeira Nacional, mas substituiu o “Ordem e Progresso” por uma tarja preta. Questionada responde: “Olha moço é assim que está meu coração...pretinho...de luto”. Uma criança, fez num pedaço de papelão a sua manifestação pedindo um futuro melhor. São cenas da Praça de Limeira que os ocupantes dos Gabinetes de Brasília precisavam ver.

Cartão do Cidadão pode facilitar saque do FGTS; saiba como fazer

Fonte: Portal UOL
Apesar de não ser obrigatório para receber o dinheiro, o Cartão do Cidadão pode facilitar o saque de contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Com o cartão, é possível sacar em caixas eletrônicos, dependendo do valor.
Para valores até R$ 1.500, é possível sacar só com a senha do Cartão do Cidadão, mesmo que o trabalhador tenha perdido o documento. Para valores até R$ 3.000, o saque precisa do Cartão do Cidadão e da senha.

Como o cartão não é feito na hora, porém, pode não ser vantajoso para quem já pode fazer o saque mas ainda não tem o cartão. Nesse caso, pode ser melhor receber o dinheiro de outras formas.

Como fazer o Cartão Cidadão?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...